Últimos posts :
Home » » Porque algumas gatas comem as crias?

Porque algumas gatas comem as crias?

{[['']]}



Embora diversas hipóteses já tenham sido levantadas para responder a esta pergunta, nenhuma delas tem comprovação científica.

Portanto, publicamos aqui algumas possíveis causas para este comportamento que, por sinal, é bastante comum após o parto. Subnutrição da mãe ou carência de alguns nutrientes.
Problema de saúde com um dos filhotes. Mesmo que seja apenas um da ninhada, a mãe também costuma comer os animais sadios. Ela age por impulso.

Quando um dos filhotes apresenta alguma lesão de pele ou excesso de sangramento pelo cordão umbilical, a mãe lambe a lesão ou o sangue, por instinto, e acaba ingerindo pequenas partes do filhote e, por fim, o come inteiro.
Depressão pós-parto:

Quando alguém segura um filhote, a mãe começa a lambê-lo para tirar o cheiro da pessoa que ficou no animal. Lambe tanto que faz uma ferida na pele fina do recém-nascido.
A mãe começa a lamber a ferida numa tentativa de curá-la e acaba ingerindo pedaços do filhote
e, por fim, o come inteiro. Por isso, é recomendado segurar o recém-nascido, quando necessário, apenas com luvas plásticas (as de borracha têm cheiro forte).
Fique atento: quando uma gata come seus filhotes é preciso interferir e salvar os que restaram, procurando para eles uma ama de leite (outra gata para amamentá-los) ou tentar fazer com que sobrevivam com leite artificial oferecido em mamadeiras.
Por que gatinhos já desmamados sugam pedaços de tecido?
Muitos gatinhos, após desmamados, ficam sugando tecidos como se estivessem mamando. Esse hábito geralmente vira mania e se repete por anos da vida do bichano.
Na verdade, não se sabe o que realmente leva o gato a ter este comportamento. Acreditamos, porém, que seja devido a uma carência afetiva que ocorre principalmente quando o gatinho é desmamado muito cedo ou quando é muito apegado à sua mãe.
É sabido que o movimento de sugar o leite das mamas traz conforto para o animal. Assim, imaginamos que quando o gatinho suga ou "mama" o tecido, está tentando se sentir mais confortável. Repare que, normalmente, o gatinho fica "mamando" em tecidos apenas quando está querendo descansar. Se o seu bichano tem este hábito e não estiver lhe incomodando, não há porque impedi-lo de "mamar". Pode ser um sinal de que seu gato é sensível e carente e que, por isso, precisa muito da sua atenção e carinho. Mas se o hábito lhe incomoda, melhor tentar evitar. Para isso, não bata nem brigue com o seu bichano (lembre-se que ele é muito sensível); apenas afaste-o de qualquer tipo de tecido.

Compartilhe este artigo :

Amados Felinos

Como é que você reage às quedas que sofre na vida? Como é que você administra os fracassos? Não há receitas mágicas que nos façam vencer os obstáculos. Mas ouso dizer que há um jeito interessante de olhar para as quedas que sofremos. É só não permitir que elas sejam definitivas. É só NÃO PERDER DE VISTA A PRIMAVERA QUE O OUTONO PREPARA.. Administre bem os problemas que você tem, não permita que o contrário aconteça. Se você não administrá-los, eles administrarão você. Deus lhe quer vencedor, a vitória já está preparada feito o presente que está embrulhado e que precisa ser aberto. Não perca tempo! JÁ COMEÇOU VENCER AQUELE QUE SE LEVANTOU PARA RECOMEÇAR O CAMINHO.

Padre Fábio de Melo

Jardim das Artes

 
Jardim : Artes Imagens | Adaptado e modificado por mim. | Arte e Designer:DalvaⒹ
Copyright © 2013. Jardim das Artes Paint - All Rights Reserved
Template Maskolis Adaptado e modificado por mim. Artes
Dalva